Como identificar as motos de cada categoria

Custom 

Motores grandes, altas cilindradas, guidão alto e banco baixo, essas são as características mais notáveis nesse estilo de moto que surgiu nos Estados Unidos na década de 40 e que nunca mais saiu dos holofotes. 

Desde então, as customs carregam uma grande quantidade de amantes do motociclismo e são famosas em Hollywood, marcando tanta presença quanto os atores que as pilotavam em filmes, como Easy Rider e Wild Hogs. 

Elas se dividem em duas categorias estruturais: Low Rider e Chopper, e ainda possuem diversas subcategorias. Enquanto as Low Riders possuem ângulos mais retos e horizontais, as Choppers aumentam mais ainda a altura do guidão e colocam o assento ainda mais para baixo. 

Você talvez já tenha ouvido alguém se referir a essa categoria como motos no “estilo Harley” e não é à toa. Fundada em 1903, essa é uma das fabricantes mais renomadas e uma das mais cobiçadas no mundo das motos. Ela já era a maior fabricante de motos do mundo em 1920, e se especializou no estilo custom, trazendo modelos como a Sportster, Fat Boy, Street Glide, V Rod e outros. 

Contudo, esse estilo não é exclusividade da Harley, pois algumas outras marcas, como Suzuki, Honda, Triumph e Kawasaki, possuem modelos tão cobiçados quanto as famosas Harleys, com suas representantes nesse estilo que dominam as estradas. 

Sport 

Criadas com o objetivo simples de rasgar os asfaltos com suas altas velocidades, essa categoria é utilizada nas principais competições de motociclismo, como o MotoGP. 

Suas características principais são em relação ao seu design, que preza pela aerodinâmica com suas linhas que cortam o vento e que permitem que o piloto se acomode de maneira que faz ele se tornar parte da estrutura da moto, se inclinando para frente com o peito colado ao tanque. 

Enquanto as Harleys são sinônimo de Custom, quando se fala em Sport, também pode se identificar as marcas e modelos que têm mais peso nessa categoria. A Kawasaki Ninja e a Suzuki Hayabusa são modelos que por conta de sua notabilidade já chegaram aos ouvidos até de quem não é apaixonado por motos. Outras fabricantes que merecem ser mencionadas são a MV Agusta, Ducati, Yamaha e BMW. 

Naked 

Diferente das esportivas com suas grandes carenagens que priorizam a aerodinâmica, as Nakeds, como já sugere o nome, têm seus motores expostos, característica que para muitos, é o maior atrativo visual desse estilo. 

Mais sedutoras, elas estão cada vez mais ganhando espaço, pois entregam um equilíbrio entre esportividade, agilidade e conforto. Queridinhas das cidades em território brasileiro, a Honda foi a marca que vendeu mais motocicletas neste segmento, trazendo em seu catálogo, motos como a CB 500, 650 e várias outras. 

Touring 

São praticamente carros de 2 rodas, com o propósito de acomodar o passageiro com conforto para longas viagens e com o máximo de espaço possível para bagagens. São fáceis de diferenciar devido às suas grandes carenagens, geralmente compostas por assentos anatômicos, parabrisa, alforges e diversos outros itens. 

São as favoritas para quem gosta de uma longa “Road-Trip”. Por mais que tenham seu desempenho afetado pelo seu tamanho, para os amantes da união do melhor dos dois mundos, as Sport-Touring são a escolha perfeita, já que são projetadas para oferecer uma pegada esportiva, mas claro, dentro de suas limitações. 

Enquanto a Touring Comum é mais parecida com uma Custom 'bombada', a Sport-Touring absorve o máximo possível da categoria Sport. Isso pode ser claramente visto quando colocamos uma clássica Touring, como a Harley-Davidson Softail ou a Electra Glide, em comparação com uma Kawasaki Concours ou uma BMW R1200RT. 

Trail e Big Trail 

Essas motocicletas entregam a versatilidade necessária para quem pretende andar tanto na terra, quanto no asfalto. A altura de seus guidões, bancos e suspensões, permitem que o piloto conduza a moto em pé, dessa forma, aumentando a maleabilidade e agilidade, seja entre os carros no trânsito de uma cidade ou na terra.

No Brasil, a BMW, Triumph e Kawasaki, compõem respectivamente o primeiro, segundo e terceiro lugar em vendas de motos dessa categoria, com seus modelos R 1250 GS da BMW, Tiger da Triumph e Versys da Kawasaki. 

Scooter e Cub 

Deixando de lado a esportividade, essas são as mais fáceis de pilotar. Práticas e econômicas, com cilindradas entre 50 e 150 cm³, são os tipos de motos mais compactas e charmosas. 

A principal diferença entre elas é que enquanto o piloto se posiciona sentado nas scooters em um piso que pode ser plano, levemente inclinado ou horizontal, na Cub o posicionamento é montado com os pés apoiados em pedaleiras. A comparação entre a Yamaha Neo 125 e a Yamaha Neo 160 é ideal para analisar o diferencial entre as duas. 

Street 

Assim como o próprio nome já diz, as motocicletas da categoria Street são exclusivamente feitas para as ruas. Esses modelos são os mais utilizados no dia a dia, oferecendo potência, mobilidade e conforto para enfrentar o trânsito das grandes cidades, e passar pelos corredores. 

Resistentes, leves e rápidas, as motos da categoria Street são as mais vendidas no Brasil. Suas cilindradas variam entre 150, 200, 250 e 500 e alguns ótimos exemplos dessa categoria são a Honda CB 250 F Twister e a Kawasaki Z 400. 

Qual dessas categorias é a sua preferida? Continue acompanhando o nosso blog para mais novidades sobre as suas motos preferidas.

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