Tudo o que você precisa saber sobre motor flex em motos

Como funciona?

Ao contrário do que muitos pensam, a tecnologia flex utilizada nos carros, não é a mesma utilizada nas motos. O motor flex de uma moto conta com um módulo de controle eletrônico, denominado de ECM (que, em inglês, significa “Engine Control Module”).

Esse módulo é responsável por determinar o tempo ideal de injeção de combustível, uma vez que o sistema é interligado a sensores, que acompanham o funcionamento do motor. 

Há também outro sensor nas motocicletas, responsável por medir a quantidade de oxigênio resultante da combustão, fazendo com o que o módulo identifique qual é o combustível que está sendo utilizado no momento (etanol, gasolina, maior proporção de etanol do que gasolina, ou maior proporção de gasolina do que etanol).

Conhecendo todas essas informações, o ECM faz com que o injetor trabalhe com a quantidade ideal de combustível, possibilitando que a moto seja abastecida, tanto com gasolina, quanto com etanol, além da mistura de ambos em qualquer proporção.

É obrigatório misturar gasolina e álcool?

Não é obrigatório, mas algumas montadoras, como a Yamaha e a Honda, recomendam misturar gasolina e álcool no tanque. Em geral, isso ocorre pois as motocicletas contam com um tanque de sistema de partida a frio, ou auxiliar de partida equivalente.

Por isso, o recomendado é que, quando a opção for utilizar o etanol, seja misturado a uma parcela de gasolina, feito na proporção indicada no manual do proprietário. 

Especialmente no inverno, ou em regiões de clima mais frio, essa regra deve ser seguida, já que quando há apenas etanol no tanque, a partida torna-se mais complicada e o tempo para atingir a temperatura de exercício ideal do motor é maior.

No frio, a moto pode demorar mais para dar a partida quando somente o etanol é usado, ocorrendo por conta de dispositivos eletrônicos que não rodam enquanto a temperatura do motor não estiver correta, ou em razão dos “engasgos” que a moto pode dar.

Portanto, neste caso, é imprescindível que o piloto respeite o manual do proprietário, garantindo que o desempenho do motor não seja prejudicado.

Prós e contras da tecnologia flex

O maior benefício de uma moto flex é o poder de escolha que proporciona ao consumidor, além de ser considerada a mais vantajosa do mundo. Por oferecer a opção de abastecer com o que é mais rentável no momento, a moto flex gera também muita economia.

Há quem diga que o motor flex não apresenta o mesmo desempenho de um motor comum, principalmente nos casos em que o combustível escolhido com maior frequência é o álcool. Porém, nas fichas técnicas divulgadas pelos fabricantes, o que prevalece é que o desempenho entre um motor comum e um motor flex é muito parecido. Em alguns casos, não há diferença na performance, tanto ao usar gasolina, como álcool.

Com um motor de combustão interna, as motos flex são capazes de operar com gasolina e qualquer mistura de gasolina e etanol até 83%.

Manutenção e principais cuidados

Os cuidados com o motor flex são os mesmos que precisam ser tomados com qualquer outro motor a etanol ou gasolina. Existe a recomendação para utilizar lubrificantes indicados pela fabricante, mas não há qualquer diferença na manutenção de um motor flex, se comparado a um movido somente a gasolina, por exemplo.

A única indicação é de que a manutenção seja realizada conforme as orientações do manual do proprietário da motocicleta.

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