Triumph TE-1: a primeira moto elétrica esportiva da marca
Já reconhecida pela fabricação de modelos de alto desempenho, a Triumph realizou testes com sua primeira moto elétrica e os resultados são bastante promissores.
Publicado em: 26-07-2022

Neste artigo você encontra:
- O projeto
- Especificações técnicas
- A chegada ao mercado
O projeto
Uma colaboração entre a Triumph Motorcycles, a Williams Advanced Engineering, a Divisão de e-Drive da Integral Powertrain Ltd. e a WMG, na Universidade de Warwick, o desenvolvimento da Triumph TE-1 tem sido pensado desde 2019, sendo dividido em quatro diferentes fases.
Combinando a experiência mundialmente renomada da Triumph em motocicletas, com recursos automotivos avançados para gerar inovação tecnológica para futuras motocicletas elétricas, ele tem o objetivo claro de reduzir as emissões de poluentes, contribuindo para transformar os meios de transporte futuros.
Especificações técnicas
Em comunicado a marca já revelou especificações técnicas do modelo, que entrega 177cv de potência e 11,1 kgf/m de torque, que foram capazes de levar a TE-1 de 0 a 100 km/h em apenas 3,9 segundos nos testes em pista.
Com autonomia de 160 km com uma única carga, ela pode ter o carregamento de 80% da bateria feito em apenas 20 minutos, números ainda não muito surpreendentes, mas que em comparação aos atuais modelos disponíveis no mercado, significam um bom começo.
Os testes mais esperados eram em relação à frenagem e controle da moto, que conta com um posicionamento de motor e baterias bastante diferente de uma Street Triple, modelo mais famoso da marca, e apresentaram resultados bastante positivos.
Com sistema de regeneração mais forte, os freios foram projetados para oferecer mais autonomia à bateria, além disso, o aprimoramento da eletrônica, incluindo o sistema de controle de tração e controle de elevação da roda dianteira, prometem melhorar ainda mais o desempenho e aproveitamento do torque, o que torna a aceleração de partida ainda mais rápida.
A chegada ao mercado
Por se tratar ainda de um protótipo, não há previsão de como será sua versão final ou sobre um possível lançamento no mercado, mas segundo a Triumph, o modelo tem superado expectativas, despertando a vontade do público em ter uma moto elétrica pela primeira vez, e com isso, é bastante provável que haja um lançamento oficial da TE-1.
E você, o que achou da Triumph TE-1? Compartilhe este artigo com alguém que também vai gostar de saber desta novidade!