Salão de Milão 2022: Confira as motos que vieram para surpreender

Sem as restrições impostas pela pandemia da Covid-19, a 79ª edição do evento reuniu mais de 1.300 fabricantes e marcas do mundo todo, que apresentaram os seus lançamentos de motos e bicicletas em seis pavilhões de Rho-Fiera, espaço de exposições de Milão. 

Representando 43 países, mais da metade deles vem do exterior, 58% mais especificamente. Mais de 20%, por sua vez, são os expositores que optaram por estar no evento pela primeira vez. Confira alguns dos lançamentos mais importantes da feira italiana.

Honda

A Honda apresentou a sua nova motocicleta, a Transalp 750, que tem baixo peso, bom pacote eletrônico, roda aro 21 na dianteira e a mesma motorização da nova Hornet, com motor de 1.000 cc. 

Completamente renovada, a Hornet não está 100% confirmada para o mercado brasileiro, mas faz sentido a fabricante trazer a nova geração da naked para cá, já que o Brasil foi um dos principais consumidores da antiga CB 600F.

Já a Transalp 750 chegaria por aqui como uma opção super interessante para disputar o mercado de média cilindrada, uma vez que o segmento bigtrail é bastante comum no país. 

Royal Enfield

A Super Meteor, versão maior e mais potente da Meteor 350, foi apresentada no evento e tem tudo para chegar ao Brasil, mesmo que a assessoria de imprensa da fabricante afirme que ainda não há informações sobre a vinda do modelo para o país. 

As vendas de sua irmã menor só não alcançam um número melhor no Brasil, pois existe uma espera pelo modelo e alguns compradores sentem a necessidade de um motor mais potente para viajar. 

A Super Meteor 650, por sua vez, apresenta um motor super potente, bicilíndrico de 650 cc e arrefecimento misto (óleo e ar), produzindo 47 cv. Já equipando a Interceptor 650 e a Continental GT 650, o propulsor traz o desempenho que faltava para a cruiser da multinacional indiana ser mais apta para a estrada. 

Suzuki

A empresa japonesa, Suzuki, apresentou uma nova plataforma bicilíndrica de média capacidade no evento deste ano, também confirmando que o novo propulsor marcará a origem de modelos futuros. 

A nova GSX-8S já foi confirmada para o Brasil, sendo uma naked com um visual streetfighter. Em nosso mercado, prometida para o segundo semestre do ano que vem, a motocicleta deverá ser nomeada GSX-800S.

De acordo com a representante da marca no Brasil, a V-Strom 800 também estará presente no mercado brasileiro, equipada com um motor de dois cilindros e 800 cc. Com rodas raiadas e aro 21 na dianteira, a nova trail da Suzuki deve chegar ao país no segundo semestre de 2023. 

Caso chegue ao Brasil por um valor interessante, a V-Strom 800, que apresenta recursos típicos do segmento bigtrail, pode até mesmo concorrer com a Honda Transalp, principalmente se a marca disponibilizar test-ride. 

Ducati

A Ducati Diavel V4, que foi apresentada de forma virtual no final de outubro, ganhou todos os olhares este ano, graças ao seu visual de muscle bike imponente e quatro saídas de escape.  

O modelo agora utiliza o mesmo motor de quatro cilindros em “V”, que já equipa a Multistrada V4S, e com um visual renovado, 170 cv de potência e eletrônica de última geração, a Diavel V4 tem tudo para ser um sucesso no Brasil, mas deve chegar ao país somente em 2024. 

Triumph

Com um visual mais harmonioso, a radical naked média, Street Triple 765 da Triumph, foi apresentada oficialmente no Salão de Milão 2022. O modelo ganhou sensor de medição inercial, ajustes finos em seu motor de três cilindros e o seu propulsor, usado na categoria Moto2, produz 120 cv de potência na versão de rua. 

A motocicleta não apresenta mais a versão de entrada S, já que existe a Trident 660, além de agora ser vendida nas versões R, RS e Moto2, edição limitada a 765 modelos, com especificações de pista e 130 cv.

A Moto2 não deve chegar ao Brasil, mas a RS sim, uma vez que a Triumph está comemorando 10 anos de operações oficialmente em território brasileiro, além de ter modelos de sucesso por aqui. 

Kawasaki

A Kawasaki apresentou lançamentos eletrificados, revelando o protótipo de sua moto híbrida. No Intermot 2022, outro salão de motos europeu, que ocorre na Alemanha, a fabricante de Akashi já havia mostrado o protótipo de sua primeira moto elétrica.

Yamaha

A marca japonesa, Yamaha, apresentou não apenas a nova geração da scooter XMax 300, mas também a Tracer 9 GT+, uma sport-touring, equipada com radar e controle de cruzeiro adaptativo. No entanto, a grande novidade foi a nova geração da Yamaha YZF R1, que completa 25 anos em 2022. 

Com exceção da BMW, que novamente não participou da feira, diversas foram as fabricantes que marcaram presença no Salão de Milão 2022. O que você achou dos lançamentos do evento?

Continue acompanhando os nossos conteúdos para saber de todas as novidades dos maiores fabricantes de motos do mundo.

Gostou do conteúdo? Aproveite para assinar a newsletter da PDKBikes para começar a receber nossas novidades e dicas exclusivas sobre automobilismo por e-mail. Esperamos por você!