Harley-Davidson VR1000 a esportiva no estilo Ducati

A história de corrida da Harley-Davidson

A Harley-Davidson tem uma história de corrida que remonta ao início do século XX. Nos anos 20 e 30, seu nome era um dos mais populares em corridas de motocicletas de velocidade em pistas de terra. Já na década de 1950, a empresa voltou sua atenção para o motocross e tornou-se uma presença dominante no esporte. Nos anos 70, voltou a se concentrar em corridas de pista, mas com pouco sucesso. Foi somente em meados dos anos 90 que sua fábrica conseguiu desenvolver uma motocicleta que realmente poderia competir com as melhores do mundo.

A criação da VR1000

A Harley-Davidson desenvolveu a VR1000 para competir no Campeonato Mundial de Superbike. Projetada em colaboração com a empresa de engenharia britânica Cosworth, ela foi lançada em 1994, com investimento inicial que passou de 15 milhões de dólares em seu desenvolvimento. 

A VR1000 foi uma mototocicleta inovadora que apresentava um motor V-Twin de quatro tempos refrigerado a líquido, capaz de entregar 135 cavalos de potência a 9.500 rpm. Pesando cerca de 160 kg, sua velocidade máxima era de cerca de 305 km/h. Além disso, com suspensão sofisticada e uma aerodinâmica avançada, o modelo precisou de três anos de desenvolvimento e testes até que, enfim, estivesse pronta para competir.

Com garfos telescópicos dianteiros e uma suspensão de braço oscilante na traseira, ela contava com freios a disco duplos na frente e um único disco na traseira, assim como rodas de 17 polegadas e pneus de corrida.

O desempenho da VR1000 nas corridas

A VR1000 estreou nas corridas de Superbike em 1994 e teve um desempenho bastante questionável na primeira temporada. No entanto, melhorou drasticamente no ano seguinte, com o piloto Miguel Duhamel conquistando a primeira vitória da Harley nesse tipo de corrida.

Em 1996, a VR1000 mostrou todo o seu potencial, com o piloto Scott Russell conquistando três vitórias e terminando em terceiro lugar no campeonato. O sucesso desse modelo continuou em 1997, com Russell garantindo mais duas vitórias e terminando em segundo lugar no campeonato. 

O impacto da VR1000 na história das corridas

A VR1000 foi revolucionária, mudando o jogo no mundo das corridas de Superbike. Antes dela, as motocicletas americanas eram consideradas inferiores às europeias e japonesas, portanto, o modelo foi capaz de quebrar um tabu e provar ao mundo que a Harley-Davidson poderia produzir um modelo de corrida em âmbito mundial.

O legado deixado pela Harley-Davidson VR1000

Embora a VR1000 não tenha conquistado mais títulos de Superbike após 1997, seu legado é incontestável e duradouro na história das corridas. Foi a partir do lançamento e do desempenho apresentado por esse modelo de motocicleta, que outros fabricantes norte-americanos iniciaram a criação de modelos próprios para estas corridas.

Hoje, a VR1000 é uma peça rara altamente valorizada pelos colecionadores, com poucas unidades existentes no mundo, sendo considerada um ícone do design da Harley-Davidson.

Quer saber mais sobre motos de alto desempenho como esta? Esteja atento às próximas novidades em nosso blog!

Gostou do conteúdo? Aproveite para assinar a newsletter da PDKBikes para começar a receber nossas novidades e dicas exclusivas sobre automobilismo por e-mail. Esperamos por você!