Chega ao mercado a BMW S 1000 RR M Carbon
Excelente para quem gosta de muita velocidade, o novo modelo da marca alemã tornou a pilotagem ainda mais fácil, devido à leveza de todo o conjunto e possibilidades de ajustes, melhorando a experiência para o piloto. Fique até o fim deste artigo para conhecer um pouco mais da BMW S 1000 RR M Carbon.
Publicado em: 30-12-2022
Pilotando a motocicleta, é possível alcançar uma velocidade de 0 a 100 km/h em pouco mais de três segundos. Além disso, os engenheiros da BMW se dedicaram em baixar o peso da moto, fazendo com que ela ficasse mais leve e ágil.
Para isso, as fibras de carbono entram em ação na fabricação do novo modelo da BMW, como na parte da carenagem, pára-lamas traseiro e dianteiro e nas rodas, que são pouco mais de um quilo mais leves, se comparadas com as rodas do modelo sem a letra “M”.
Dois quilos mais leve, a bateria de lítio e as válvulas de admissão de titânio possuem o eixo perfurado, aliviando ainda mais o peso. Feita por meio de uma corrente ligada diretamente ao virabrequim, o acionamento das válvulas acontece sem engrenagens intermediárias.
Mantendo o conjunto estreito e oferecendo um excelente encaixe do piloto no cockpit, o chassi de alumínio permite uma ótima movimentação na pilotagem, sem incômodos ou restrições.
No entanto, é importante lembrar que como a moto é super esportiva, você não deve esperar que ela seja super confortável para acelerar durante muito tempo na estrada. Porém, quanto mais curvas no caminho, mas divertido será o seu trajeto com a BMW S 1000 RR M Carbon, já que ela impressiona com a rapidez nas inclinações.
Apesar de muito veloz, o motor do novo modelo acaba não sendo o mais potente dentre as motos superesportivas de 1.000 cm³. Com 207 cv de potência, o motor da BMW perde, por exemplo, para o da Honda CBR 1000RR-R Fireblade, com 217 cv, e para o da Ducati Panigale V4, com 214 cv.
Com o quickshifter bem calibrado, conforme as marchas vão subindo, o ronco poderoso do motor emana em qualquer lugar. Nas faixas mais baixas de giro, o comando variável Shift Cam da BMW deixa a motocicleta suave, colaborando com as reacelerações de saídas de curvas mais lentas.
Rain, Road, Dynamic e Race são os quatro modos de pilotagem da moto, juntamente de mais três Race Pro, que permitem configurações mais finas em diversos aspectos, como para baixar o tempo de volta na pista.
E quando você pensou que a BMW S 1000 RR M Carbon não poderia ficar melhor, sua eletrônica surpreende com:
- Controle de largada;
- Limitador de velocidade em pit lane;
- ABS cornering configurável;
- Controle de tração dinâmico, permitindo o controle da subida da roda dianteira nas acelerações;
- Quickshifter para mudanças de marcha rápidas sem uso da embreagem.
A suspensão semiativa é também outro importante componente da eletrônica da nova BMW, controlada pelo sistema que se ajusta de maneira dinâmica, conforme as preferências de quem estiver pilotando.
Muito eficiente, o sistema de freios não fica para trás. Os dois discos de 320 mm mordidos por pinças radiais de quatro pistões, na dianteira, entregam uma incrível potência e permitem frenagens ótimas nas aproximações das curvas, enquanto o freio traseiro proporciona o equilíbrio ideal nas frenagens.
Combinado com a bomba radial do manete, o conjunto não exige uma força além do comum para que se possa sentir as pinças trabalhando com uma alta potência, progressividade e uma pegada mais firme.
Por sua vez, o conjunto de suspensões semiativas oferece uma excelente capacidade de manter a moto no prumo nas curvas e em frenagens mais bruscas, com uma boa velocidade de passo de curva.
Vale lembrar que apesar de a motocicleta mergulhar bastante, a traseira mantém o contato com o chão para um melhor desempenho. É possível combinar também a distância entre-eixos e altura da suspensão traseira (distribuição de peso), por meio da balança e do amortecedor traseiro. Dessa maneira, o piloto pode variar as respostas da moto, conforme suas preferências e características da pista.
Por fim, a BMW S 1000 RR M Carbon é muito bem equilibrada entre alto desempenho, velocidade e tecnologia, com o valor inicial de R$158.500,00.
E você, teria a nova motocicleta da BMW na garagem? Continue acompanhando os nossos próximos artigos e não perca nenhuma novidade.