BMW traz de volta o cavalete central com assistência elétrica

Embora um cavalete elétrico - mais conhecido como pé de descanso - possa não estar no topo da lista dos itens mais desejados em uma uma moto, também não podemos negar que sempre há espaço para desenvolver novas tecnologias. A BMW adquiriu a patente de um novo modelo de cavalete central elétrico e parece estar deixando claro que tem ideias para melhorar o sistema em seus modelos futuros.

O cavalete motorizado da BMW já era uma opção a partir do K1200LT de 2004, usando uma combinação de eletricidade e hidráulica para eliminar o esforço de erguer o pesado tourer em seu cavalete, mas agora, a gigante alemã está trabalhando em uma versão ainda melhor da ideia, buscando deixar o equipamento mais natural e fácil de usar. Em vez de um sistema lento, acionado por botão, a ideia é criar um suporte que funcione exatamente como um convencional, manual, mas sem esforço.

Embora muitos digam que colocar uma moto no cavalete central é uma questão de técnica e não de força bruta - e há verdade nisso - também estamos vivendo em um mundo onde tudo está recebendo assistência de energia e as pessoas querem ações cada vez mais fáceis no seu dia a dia. O ajuste eletrônico da suspensão está se tornando comum, e até a direção hidráulica está sendo testada em motos de motocross como as da Yamaha. Com isso em mente, a ideia de usar o peso corporal e a força muscular para içar uma bicicleta em seu suporte parece muito antiga. 

Segundo a BMW: 'No caso de motocicletas particularmente pesadas, levantá-las sem ajuda pode exigir uma quantidade grande de força muscular por parte do usuário'. 

Se antes a marca vendia a imagem de um poder e força ao pilotá-la, hoje quer focar mais em usabilidade e velocidade. Porém, em vez de pressionar e esperar que um motor elétrico acione uma bomba hidráulica, lentamente enquanto você tenta manter a moto firme na posição desejada, o novo suporte é completamente convencional. Há um pino estendendo-se em um dos lados e basta empurrá-lo para baixo com o pé. Somente quando o suporte toca o solo é que o elemento de força e sustentação entra em ação.

Um sensor registra quando ele atinge o solo e você começa a colocar mais pressão na alavanca, colocando força para ajudar a levantar a traseira da bicicleta e puxá-la para o suporte. A patente também sugere que existem botões para ativar o sistema no guidão e na alça traseira que pode ser usada para controlar o sistema de assistência elétrica quando a moto é levantada. Além de tudo isso, o sistema também permite que a assistência elétrica seja totalmente desacoplada, fazendo com o usuário possa controlar da forma que bem entender.

Embora a BMW tenha adquirido a patente do produto, não significa que o sistema esteja prestes a ser incorporado a uma moto de produção. Porém, com a nova geração de boxer-twin BMW que deve estrear este ano, quando a R 1300 GS for lançada, incluindo um design de chassi e motor radicalmente diferente em comparação com os modelos atuais, há a possibilidade de que o power stand mostrado na patente venha ao mesmo tempo.

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